Streaming

Batman Vs Superman | Quem é o supervilão Darkseid?

A imagem aí em cima, divulgada recentemente pela equipe de Batman Vs Superman, parece ser o primeiro gostinho da estreia cinematográfica de um dos supervilões mais amados (e odiados) dos quadrinhos: Darkseid.

O regente do distópico planeta de Apokolips ainda não apareceu em multiplexes por aí, mas talvez seja bem familiar para uma parte dos espectadores, já que Darkseid (pronunciado “darksáide”) estreou em 1970 na revistinha do Jimmy Olsen, amigo do Superman. Ele é criação de Jack Kirby, que idealizou o Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk e Capitão América, entre outros, e é parte do arco de história que é considerado a obra-prima de Kirby – a “Saga do Quarto Mundo”.

Depois de passar mais de uma década criando histórias para a Marvel, refinando seus conceitos e habilidades, Kriby se mudou para a DC com as ambições de contar uma grande história épica que misturasse todos os elementos dos seus trabalhos anteriores, e ocorresse simultaneamente em várias revistas diferentes, de personagens diferentes. Além de escrever todas as edições de Jimmy Olsen, Novos Deuses, Povo da Eternidade e Senhor Milagre, Kirby os desenhou, e criou uma mitologia psicodélica tocando em questões como liberdade, guerra e a necessidade humana por mais gentileza no mundo.

No coração da “Saga do Quarto Mundo” estava Darseid, o principal vilão da história. Claramente pretendido como uma analogia, em forma de supervilão cósmico, para Adolf Hitler, Darkseid era obcecado por algo que ele chamava de a “equação anti-vida”, algo que o permitira erradicar o livre arbítrio em todo o universo e governá-lo. Sua busca por essa equação (que nunca foi revelada no tempo que Kirby esteve com o personagem, mas desde então foi resolvida múltiplas vezes nos quadrinhos) o trouxe para a Terra, onde Darkseid criou vários planos para alcançar seu objetivo.

Darkseid é um personagem interessante quase imediatamente. Ele quase nunca se envolve na ação, preferindo mandar outros à batalha em seu lugar, mas quando é obrigado a lutar contra os super-heróis da vez ele quase sempre se revela um adversário formidável, dotado de super-força e invulnerabilidade, além dos famosos “raios ômega” que saem de seus olhos, que podem matar, ressuscitar (!) ou mandar seus alvos viajando no tempo. Não é o poder de Darkseid que o faz fascinante, no entanto, mas sim sua personalidade: ao contrário do megalomaníaco Dr. Destino, ou do ideólogo radical Magneto, Darkseid é um personagem cuidadoso, pensativo e quase nobre em sua busca determinada por um único objetivo.

darkseidkirby

Darkseid viria a inspirar muitos outros vilões dos quadrinhos. Em alguns casos, de forma mais direta: o criador de Thanos, um vilão da Marvel que nos foi apresentado brevemente em Os Vingadores e Guardiões da Galáxia, já admitiu que o personagem é uma variação de Darkseid. “Kirby fez algo que eu gostei muito na revista dos Novos Deuses, e eu criei algumas coisas similares ao que ele fez ali”, disse Jim Starlin em entrevista de 1998.

Mais interessante ainda é notar o quanto a história de Darkseid se assemelha a de Star Wars, a trilogia original. Darth Vader não só se rende ao “lado negro” (ou “dark side”) da Força, como o próprio conceito desse elemento místico que afeta tanto Jedi quanto Sith é bem similar ao sistema de crença apresentado na “Saga do Quarto Mundo”, baseado na existência de algo que eles chamam de Fonte. Sem contar que tanto Darth Vader quando Darkseid acabam se perdendo de seus filhos em algum momento da trama, e tal filho, ao crescer, se torna o destinado a acabar com o conflito e matar o pai.

Por toda a sua influência, as aparições de Darkseid fora dos quadrinhos foram limitadas. Ele apareceu em forma animada, na série dos Super Amigos dos anos 80, e subsequentemente nos desenhos do Superman, Liga da Justiça, Batman – Os Bravos e Destemidos, Justiça Jovem e Os Jovens Titãs em Ação. Uma versão muito modificada do vilão também esteve nas últimas temporadas de Smallville, mas Batman Vs Superman deve ser sua estreia em live-action para valer.

Então, se as especulações estiverem corretas e Darkseid for o vilão por trás de Batman Vs Superman (e, presumivelmente, por trás dos dois filmes da Liga da Justiça marcados para 2017 e 2019), o personagem deve parecer familiar e desconhecido ao mesmo tempo para os espectadores. É uma contradição que o seu criador Jack Kirby deve gostar, já que Darkseid não foi criado para trazer novidade, mas sim encarnar o mau absoluto – com Darth Vader e Thanos já estabelecidos no imaginário popular, a chegada de Darkseid deve mostrar que, se o personagem for tratado certo, ele se tornará facilmente o vilão mais marcante dos filmes de quadrinhos.

Darkseidhq

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.