Streaming

Star Wars: O Despertar da Força | 10 ideias incríveis descartadas pelo filme

Todo fã que se preze de Star Wars sabe que as ideias eventualmente descartadas por George Lucas e cia. para a mitologia da série durante o processo de produção de cada um dos filmes são tão fascinantes e bacanas quanto aquelas que acabaram fazendo parte oficialmente do universo de Darth Vader e Luke Skywalker.

Com Star Wars: O Despertar da Força, o processo acelerado de produção (J.J. Abrams trabalhou só 2 anos no roteiro antes do começo das filmagens) não impediu que muitas ideias fossem testadas e abandonadas pelo time de criação. Tais ideias foram publicadas em The Art of Star Wars: The Force Awakens, o livro de artes oficiais do filme.

Veja alguma dessas ideias que nós achamos as mais promissoras:

Novas naves

sw1bStar Wars: O Despertar da Força não traz designs muito inovadores de naves espaciais, se você não contar o veículo do vilão da trama, Kylo Ren, com suas superfícies planas. J.J. Abrams reportadamente quis manter os designs reminiscentes das naves clássicas da primeira trilogia, mas o livro mostra que Rick Carter e sua equipe desenvolveram sim novos designs, que eventualmente foram descartados.

Assassinos de Jedi

tumblr_inline_nztosvu8sd1sypkn8_1280

“Juntos nós destruiremos a Resistência e mataremos até o último Jedi”, diz o vilão Kylo Ren em sua primeira aparição em O Despertar da Força – mas o filme nunca deixa claro quantos Cavaleiros Jedi ele e seus discípulos mataram. No livro, vemos designs conceituais de ataques dos Knights of Ren à relíquias como uma estátua gigante de um Jedi, e vemos desenhos das primeiras ideias e versões do visual do próprio vilão, que acabam sendo integradas a personagens menores da trama.

O Fantasma de Anakin

anakinNo comecinho da produção, o artista Iain McCraig, famoso por criar o visual de Darth Maul para A Ameaça Fantasma, propôs que o espectro de Anakin Skywalker aparecesse tanto para Luke e Rey quanto para Kylo Ren durante O Despertar da Força. Para os mocinhos, Anakin apareceria em sua forma “redimida”, como acontece na versão retocada de O Retorno de Jedi; já para o vilão, apareceria em sua forma “do Lado Negro”. Essa ideia segue uma possibilidade para o episódio VIII, uma vez que Hayden Christensen está em negociações para reprisar seu papel.

Crime City

9781419717802-in02

Outro aspecto em que Star Wars: O Despertar da Força não se destaca é na apresentação de novos e exóticos mundos. No começo da produção, a ideia nesse sentido era fazer os heróis encontrarem Han Solo em Crime City, um set inspirado na arquitetura e cultura do Oriente Médio, especialmente a cidade de Casablanca, no Marrocos. Eventualmente, foi decidido que a ideia ficaria melhor em um ambiente mais contido, como o castelo de Maz.

Rey era ainda mais super-poderosa

9781419717802-in10

Já se discute bastante se a heroína Rey, em O Despertar da Força, não é poderosa demais. Tudo depende do seu ponto de vista, mas no primeiro rascunho do roteiro de Michael Arndt, havia cenas dela voando em um X-Wing com o cockpit aberto, destruindo máquinas das forças do Lado Negro com seu sabre de luz. Também havia uma cena em que Kylo Ren derrubava X-Wings em pleno vôo apenas atirando pedras contra eles usando a Força.

A super-arma da Resistência

3-xxx_0154_chris_foss_untitledUma das ideias originais dos primeiros estágios da produção era fazer a General Leia desenvolver uma nave de guerra tão poderosa que era capaz de desabilitar à força os escudos de uma Star Destroyer e liderar o ataque da Resistência contra as forças de Kylo Ren. Eventualmente, J.J. Abrams decidiu que era mais bacana (e simples) fazer Han e cia. desabilitarem os escudos de dentro, mas ainda esperamos que a super-nave de Leia apareça nos próximos episódios.

Estrela da Morte submersa

emperorstower-rotj

Um conceito bem estranho que estamos felizes de ter sido eliminado foi esse: Rey e cia. em certo momento viajariam para um planeta submerso onde as ruínas da sala do trono do imperador da Estrela da Morte II guardariam um segredo fundamental para a trama. Há artes conceituais da sala do trono, da Millenium Falcon e da Estrela da Morte inteira emergindo das águas.

Perseguição na neve

8dzerwn

Há um bom número de desenhos conceituais mostrando Rey e Finn escapando da Starkiller Base a bordo de um Snowspeeder, com Stormtroopers os perseguindo de perto. O estilo é bem parecido com a perseguição de moto de O Retorno de Jedi.

Abertura alternativa

devastatortantiveiv

Uma das páginas mais bacanas de The Art of Star Wars: The Force Awakens mostra 11 quadrinhos de storyboard de uma ideia inicial para a abertura de Star Wars 7. Refletindo exatamente os takes de Uma Nova Esperança, vemos um cargueiro e um Star Destroyer entrando em cena, só que dessa vez o cargueiro esta rebocando o Star Destroyer para um ferro velho. Após um mau funcionamento nos cabos de ligação, o Star Destroyer eventualmente cai no planeta que estavam sobrevoando, e Rey o encontra.

Starkiller Base

lui40qh

As ideias para a Starkiller Base variaram bastante durante o processo de produção. Em Star Wars: O Despertar da Força, vemos uma versão que reflete a antiga base rebelde em Dantooine, citada por Leia em Uma Nova Esperança. Em certo ponto, a produção considerou construir a base no topo da atração turística irlandesa Cliffs of Moher, mas eventualmente as cenas foram filmadas em uma antiga base nuclear da Força Áerea Real, na Inglaterra.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.