Séries

The Flash | As melhores e mais loucas teorias sobre Zoom

[Alerta: Esse texto pode ter spoilers para quem ainda não assistiu o sexto episódio da segunda temporada de The Flash]

Normalmente a gente diria que ser o Flash não deve ser nada mal. Afinal, correr mais rápido que a luz garante alguns benefícios bem bacanas, desde viajar de uma cidade para outra em questão de segundos até apanhar pizzas quentinhas em menos tempo do que uma pessoa comum gastaria só pra fazer o pedido pelo telefone.

Mas a vida de super-herói também tem seus desafios e, como aprendemos no último episódio de The Flash, o maior obstáculo dessa segunda temporada atende pelo nome de Zoom.

Em “Enter Zoom”, vimos o maléfico velocista da Terra-2 dar uma surra daquelas no pobre Barry Allen e, no processo, levantar um monte de perguntas: como diabos o nosso herói vai conseguir derrotar um oponente ainda mais rápido que o Flash Reverso? Qual é a sua fraqueza? Por que ele quer tanto matar outros velocistas? E, mais importante para nosso artigo de hoje, quem é o homem por trás da máscara do Zoom?

Como já temos a confirmação de que passaremos as próximas semanas na companhia do gorila Grodd (no episódio da próxima terça, dia 17) e de mais um crossover com a turma de Arrow (em “Legends of Today”, no primeiro dia de dezembro), é quase certo que essa última pergunta só deve ser respondida no finzinho da temporada, lá em 2016.

O lado bom desse suspense todo é que ganhamos um bom tempo para exercitar a imaginação e teorizar sobre qual seria a verdadeira identidade do vilão. Você já tem algum palpite?

the-flash-zoom-fotoApesar de adaptar elementos e personagens dos quadrinhos da DC com bastante fidelidade, a equipe criativa da série realizou uma bela dose de modificações no processo de transição entre mídias, o que torna mais difícil prever qual será o rumo do roteiro.

Por exemplo, Eobard Thawne, o Flash Reverso da primeira temporada, é conhecido nos quadrinhos como Professor Zoom. Isso mesmo, o seriado separou o personagem das HQs em duas identidades distintas!

Zoom foi criado em 1963 para ser um dos maiores antagonistas do Flash, mas foi nas mãos do Geoff Johns, lá em 2009, que o personagem alcançou uma relevância sem igual. Isso, naturalmente, já tornaria Eobard um candidato e tanto para encarnar o Zoom da série televisiva, mas como os roteiristas gostam de nos surpreender e, de certa forma, poderia soar um tanto repetitivo e confuso ver Eobard novamente como vilão principal, é de se imaginar que a galera da CW tem uma carta escondida na manga.

Especialmente porque, como sabemos, a Terra-2 abriga versões alternativas de todos os nossos personagens favoritos de Central City. Ou seja, assim como o Doutor Wells já reapareceu para deixar a galera do S.T.A.R. Labs desconcertada, ainda precisamos descobrir o que aconteceu com outros rostos conhecidos na Terra-2.

Uma teoria que anda ganhando bastante força entre os fãs é a de que o próprio Barry Allen da Terra-2 pode estar correndo por aí sob a alcunha de Zoom. Seria mesmo possível? Isso nunca foi feito nos quadrinhos, então algo de bem ruim e traumático precisaria ter rolado para mudar tanto assim a personalidade do nosso jovem herói.

Eddie Thawne, um dos personagens fixos da primeira temporada — e agora sumido por motivos óbvios: sua potencial morte e desaparecimento na fenda dimensional — também é um candidato a ser levado em conta, até para manter a tradição de colocar Thawnes no encalço do Flash e, mais importante, para reaproveitar um talentoso e carismático membro do elenco. Nessa linha de raciocínio, há até quem diga que o próprio pai do Barry pode ser o Zoom!

Falando em paternidade, os diversos mistérios que cercam o passado de Joe, desde o reaparecimento de sua ex até as circunstâncias de sua separação, podem acabar sendo exploradas na Terra-2. Não pode ser coincidência que a mãe da Iris tenha acabado de voltar, né? Será que, num mundo em que Joe não adota Barry, o detetive poderia acabar indo parar no outro lado da lei?

Seja como for, com a apresentação de Jay Garrick e até mesmo de Jesse Quick, a verdade é que Zoom pode ser qualquer um dos vários velocistas existentes no extenso cânone da DC. Já imaginou se ele é, na verdade, o Wally West, uma das encarnações mais famosas do Flash? Tudo é possível!

O fato é que vamos ficar na ponta da cadeira toda semana até esse enigma ser solucionado. Quem você acha que está escondido no uniforme do Zoom? Faça sua aposta e conte pra gente aqui nos comentários!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.